10 teorias para a volta de BoJack Horseman nesta sexta

Mas antes, um breve contexto…

Eu posso dizer hoje, sem sombra de dúvidas, que BoJack Horseman, da Netflix, é a minha série favorita. Da vida.

E o fato dela ser um desenho estrelado por um cavalo com depressão provavelmente diz mais sobre mim do que sobre a obra, mas, enfim, não é sobre isso que eu quero falar hoje. O que importa é que eu faço a minha parte, vendo os episódios religiosamente, e a Netflix faz a dela, renovando a série temporada após temporada.

E é nesta sexta, dia 08 de Setembro, que estreia (com um certo atraso, diga-se de passagem) a quarta temporada. E o problema com BoJack (e com todas as séries da Netflix, na verdade), é que elas sempre te deixam com um cliffhanger de partir o coração entre uma temporada e outra. Foi assim nas três temporadas, mas essa terceira foi especialmente mais dolorida pois muitas pontas ficaram soltas. A sensação foi de que o protagonista havia desistido de vez e atingido o alçapão debaixo do fundo do poço, depois de estragar tudo do jeito mais irreversível possível.

Agora, os teasers da próxima temporada indicam que o BoJack ainda não encontrou o caminho para fora do poço e isso está me matando.

Por isso, decidi escrever, para poder aliviar um pouco dessa agonia.

Com o trailer definitivo da temporada finalmente lançado, resolvi elaborar algumas teorias para tentar adivinhar o que irá acontecer. Já aviso: sou péssima de adivinhações.

E se você ainda não viu o trailer, espia só:

Aaron Paul (que dubla o Todd na série) já disse pra gente se preparar…

You will laugh and cry a lot.
Cry a lot.

Preparado? Viu o trailer? Então, respira fundo, pega a caixinha de lenços e vem comigo especular:

1. BoJack vai desaparecer pela temporada inteira

Já vou abrir essa lista logo com a teoria mais ousada que é pra vocês verem que o negócio aqui vai ladeira abaixo.

Meu palpite é de que o BoJack não vai aparecer nessa temporada, ou pelo menos em grande parte dela. Algo me diz que a vida dos personagens vai seguir sem ele, justamente pra provar esse ponto, de que a vida segue sem outras pessoas.

E o que é pior: que essas vidas podem continuar sendo problemáticas mesmo SEM o BoJack, que era acusado de ser o grande causador da maioria dos problemas, o que seria ainda mais extraordinário.

Quando uma pessoa vem pra sua vida ela chega e muitas vezes bagunça tudo? Sim. Mas e as nossas próprias baguncinhas? É tão mais fácil ter alguém para culpar… É o tipo de reflexão que a série não poderia deixar de fazer.

Há quem ache que eles não ousariam fazer algo assim, que ninguém aguentaria ver a série sem o protagonista. Mas será mesmo? O episódio do fundo do mar já provou que eles são capazes de escolhas arriscadas. É esperar pra ver.

2. Diane vai largar rapidinho o novo emprego

 

Diane é a personagem que mais me fascina, porque ela começa bem, no topo, e vai se revelando ao longo da série. Ela conhece BoJack como uma biógrafa bem recomendada, passa terrivelmente por uma crise de meia-idade depois de uma experiência que deveria ter provado que o que ela fazia era significativo (mas só se provou ser uma fuga) e agora, voltou a trabalhar. Em um blog. E isso por si só já dá abertura pra trilhões de piadas.

Porém, já vimos na temporada anterior que a dona do blog não tá muito aí pra isso. É só um hobby pra ela. Já escrever é a paixão da Diane. Ou seja: vai dar conflito e o resultado vai ser ela saindo fora, em meio a mais uma crise.


E nessa de não durar muito, será que ela, enfim, vai encontrar o propósito que tanto procura? Sabe o que dizem: às vezes é preciso perder pra ser encontrar.

Outro palpite: talvez a futilidade que a situação vai forçar mostre que o que ela estava fazendo no início (biografias) já era algo maravilhoso?

Palpite mais realístico: o emprego dela vai entrar em conflito com a campanha do marido pela liberdade de informação e ela vai ter que escolher. O que nos leva à próxima teoria…

3. Mr. Peanutbutter vai ser eleito com folga

 

Eu não sou uma pessoa de exagerar nas exclamações, mas ESSE tópico merece não apenas exclamações como uso EXCESSIVO de caixa alta!!!

Quando soltaram a ponta, no final da terceira temporada, de que o Mr. PB poderia concorrer a governador, eu já entrei em êxtase. Era uma questão de tempo para algo assim acontecer. A personalidade alegre e meio fora da casinha do personagem são perfeitos para ilustrar esse tipo de competição. E BoJack já provou que sabe fazer ironia política como ninguém.


E francamente, quem não votaria nesse cão maravilhoso? Otimista? Com solução pra tudo? Eu votaria. E não tenho dúvidas de que ele vai ganhar fácil, fácil e ainda vai colocar as ideias mais loucas em prática na cidade e teremos situações maravilhosas para contemplar. Algo como a Península dos Labradores, só que em L.A.? É demais, cara!

4. Diane e Mr. Peanutbutter vão se divorciar

 


Esse é outro ponto sobre BoJack que eu adoro: os personagens menores importam, porque eles contam histórias que o protagonista sozinho jamais poderia. E Mr. PB e Diane contam as melhores e mais verdadeiras histórias sobre casamento.

Recapitulando, o que já vimos até aqui? Que casamentos são difíceis. A forma como a Diane tenta não perder a sua individualidade, o quanto o Mr. PB é totalmente devoto a ela mas ao mesmo tempo é um pouquinho alheio aos seus dramas, até o rolo do BoJack no meio dos dois e um aborto (que, pra mim, é algo ainda pouco explorado) já foram trabalhados. Então, o que falta?


Aparentemente… violência doméstica?

Essas foram as cenas que mais me chocaram no teaser.

Mr. Peanutbutter é o cara mais gente boa da face da Terra. PORQUE DIABOS ELE ATACARIA A DIANE?

Minha aposta número 1 (meu lado feminista não gosta nem um pouco dessa, mas vá lá): ele não está atacando e sim contendo porque claramente ela está louca, já que jogou o computador no chão (o que pode ser um claro indício de que os problemas dela com o propósito x trabalho não foram resolvidos).

Minha aposta número 2: o bom e velho ciúmes. Do BoJack. Do trabalho. Da carreira política. As possibilidades são inúmeras.

Minha aposta número 3 e provavelmente mais certeira: deu ruim na carreira política dele. Ela teve que escrever algo que ele não gostou a respeito e ele, enfim, mostrou suas verdadeiras cores. E conhecendo a Diane, duvido que o relacionamento sobreviva depois disso, o que nos leva à próxima teoria…

5. Diane vai se apaixonar pelo BoJack

 

Essa é outra ponta solta deixada pela última temporada e uma das que eu mais estou ansiosa para ver como vai se desdobrar. As possibilidades são infinitas! Quando uma amizade vira amor? O que provoca essa virada? Como se apaixonar por alguém que você comprovadamente sabe que é tóxico? Tanto potencial que a série não pode deixar passar.

Além de ser o caso do famoso PARECE QUE O JOGO VIROU, NÃO É MESMO?, pois lá no finzinho da primeira temporada, quando o BoJack diz que gostaria muito que a Diane fosse capaz de gostar dele, me nasceu uma dúvida sem resposta até hoje: pra quê, BoJack?

Não poderia ser apenas para satisfazer as fantasias narcissistas dele. Não. Ser amado por alguém que realmente te enxerga, por baixo da máscara de celebridade e com todas as falhas que você tem poderia significar algo diferente. E também não seria a fantasia idealizada que ele tinha com a Charlotte por um pequeno problema: Diane também é cheia de falhas, assim como BoJack.

O diálogo que mais amo entre eles é um em que ela diz que eles despertam o que há de pior um no outro. Isso fica mais do que provado durante a crise de meia-idade dela. Quando BoJack se junta à depressão dela, ambos se afundam e desligam do mundo. Que relacionamento poderia sair dali?

Só me preocupa que a série vá tentar mostrar o pior problema de relacionamentos de todos: quando a mulher tenta salvar o cara que só faz merda. Ninguém pode ser salvo por outra pessoa a não ser que a pessoa em questão queira ser salva e faça algo a respeito.

A série já falou rapidamente sobre isso quando usou a metáfora da pessoa se afogando — quando você tenta salvá-la e ela está se debatendo tanto que pode te afogar junto—com a treinadora do Oscar dele, então, eu imagino que vá vir alguma porrada desse tipo. Pobre Diane. Vamos à uma teoria mais animadora…

6. Princesa Carolyn grávida!

 

Sou apaixonada pela PC. A felina é uma workaholic que subiu na vida puramente pelo próprio esforço, nunca desistiu do BoJack (mesmo ele sendo um completo babaca com ela por diversas vezes), foi traída pelo coleguinha de trabalho e mesmo assim, deu a volta por cima e abriu a própria agência, até que, bem, os negócios não deram certo e ela precisou encerrá-la. Acontece, vida que segue. O mérito fica.

Então, na última temporada, vimos ela se permitir ter um encontro que saiu milagrosamente bem, com um rapaz (?) que tem o pequeno detalhe de ser um rato, que é o jeitinho BoJack de brincar com relações interraciais (interespécies, neste caso?)

E para sorte da nossa princesa, o cara não só é um querido, como também é MUITO rico, o que daria a ela a desculpa perfeita para curtir a vida e enfim, descansar dessa correria …certo? Bem, parece que não.

No mesmo episódio em que essa realização acontece, ela também tem outra epifania: percebe que não teve sucesso sendo agente, mas poderia ter muito mais sucesso sendo empresária (não me pergunte, eu também não entendi a diferença).

Então, a obstinação volta com força total e a PC parece ainda mais determinada a conquistar o mundo. Com isso, a cena está armada: como ela vai conciliar essa vontade de casar, ter filhos e o trabalho? Shonda Rimes fala perfeitamente sobre isso no livro dela então, não vejo porque essa série também não poderia brincar um pouco com o tema de mulheres superpoderosas.

7. A filha não é do BoJack

 

Ok, essa vai ser uma aposta lá na lua.

Mas, depois do sumiço do BoJack, ESSE é meu mistério favorito. Explico.

BoJack já brincou algumas vezes com o fato de ter feito abortos e comido geral na época do Horsin’ Around. Era ÓBVIO que em algum momento isso iria acontecer. Pelé tá aí e não me deixa mentir.

E das duas uma: a série pode confirmar que ela é filha do BoJack e dar a ele o instinto paterno e a redenção que ele sempre quis OU pode escolher o caminho mais sofredor da face da Terra e fazê-lo ACHAR que ela é filha dele só pra tirar isso dele no último segundo.

Sabendo de todas as vezes em que essa série partiu nosso coração, que caminho vocês acham que eles vão escolher?

A cavalinha (potra?) realmente é muito parecida. Só nos resta saber quem é a mãe. Torço pra que seja uma celebridade tipo A, só pras coisas ficarem mais polêmicas/interessantes.

8. BoJack vai para a casa do lago para morrer

 

O final do teaser é o que eu imagino que possa ser tanto o começo da jornada dele — vou dar uma passadinha lá primeiro—, quanto o final dela.

Não me liguei a princípio de que lugar era esse, mas a resposta veio na caixinha do correio: Sugarman é o sobrenome da mãe do BoJack. E porque diabos ele iria visitá-la? Bem… a julgar por esse frame isolado, meu palpite é: ela morreu. E cega, aparentemente.

O estado lastimável da casinha poderia confirmar isso. E sendo ela uma das maiores causadoras do sofrimento do BoJack, isso abre uma discussão gigantesca. Será que com a morte dela ele estaria pronto, finalmente, para seguir em frente? Ou será que a morte não apaga os sofrimentos em vida? Mal posso esperar por essas reflexões.

Outra pira sobre uma casinha muito similar a essa acontece quando ele está em drogas no começo da primeira temporada. Ele diz que gostaria de terminar em um lago, se deixando levar pela água. Se isso for lembrado, as chances são de que esse é o lugar — extremamente simbólico — que o BoJack escolheu para o seu derradeiro suicídio. Não gosto de pensar nesse fim para o personagem, então, torço para que seja apenas uma reflexão sobre a mãe.

9. A atriz caricata Margo Martindale não morreu!

 

Ok, eu precisava de um tópico mais feliz para quebrar o gelo depois de pensamentos tão pesados. E quer coisa melhor do que a volta dessa, que é a personagem secundária mais querida da série?

[abre parênteses]

Já disse pra vocês que é minha série favorita, certo? Então, comecei a explorar todas as referências envolvidas e comecei pela melhor de todas, que é Secretariat. Comecei pelo filme (embora depois de assistir tenha achado uma péssima ideia, deveria ter ido direto pro livro e só visto as corridas pelo Youtube), MAS, essa experiência Disney-mática me deu a possibilidade de encontrar a piada final fora da série: A ATRIZ CARICATA MARGO MARTINDALE PARTICIPA DO FILME DO SECRETARIAT. HAHAHAHAHAHA Sério.

Talvez a ordem da piada fosse inversa, mas pra mim foi melhor assim. E qual a minha pista para essa teoria? Bem, além do fato da atriz estar tuitando sobre a série, alguns reviews também mencionam a volta de personagens secundários queridos, então, é ver para crer.

[/fecha parênteses]

10. Tudo é possível com o Todd

 

Ok, roubei um pouco nessa listinha. Porque a gente sempre inventa de fechar perfeitamente em 10 itens??

Enfim, a verdade é que a história do Todd é a mais difícil de prever, porque bem, com ele realmente tudo é possível. De escrever uma ópera até ser sequestrado por um culto de improv, e recentemente, declarar sua assexualidade, dá pra ver que com esse personagem é onde os roteiristas mais correm soltos.

Temos só algumas pistas para tentar ligar os pontos…

Porque ele está dormindo na casa do Mr. PB?

Quem é essa celebridade???

Eu espero sinceramente que isso seja uma homenagem àquele joguinho de computador com o bicho-papão no final.

WTF essa tribo? E WTF mais ainda: PQ A PRINCESA CAROLYN ACOMPANHARIA O TODD NUMA ROUBADA DESSAS?

Aliás, gosto MUITO de ver Todd e PC juntos porque eles são os opostos primários dessa série. Ela, toda workaholic incontrolável. Ele, vagabundo incurável e extremamente de boas com isso. Fala se não têm muito a aprender um com o outro?

Ufa. Esse é provavelmente o post mais inútil que eu já escrevi, mas eu precisava tirar tudo isso da minha cabeça pra tentar fazer o tempo passar mais rápido até sexta-feira.

Agora, só me resta fazer uma contagem regressiva e acompanhar as teorias se concretizando (ou não) ao longo dos episódios. Fiquem à vontade para contestar ou adicionar teorias a esse post.

Até 08 de Setembro!

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.