Música. Entenda do que é feita.

Apesar de todo esse oba-oba envolvendo a Copa do Mundo, muitos olhos se voltaram este mês para outro grande evento mundial, o Festival de Publicidade de Cannes (Cannes Lions International Advertising Festival). Ele foi criado em 1953 pela SAWA (Screen Advertising Worlds Agencies), é realizado na cidade de Cannes (tchanã, por isso o nome!), na Riviera Francesa e se tornou o mais importante prêmio da publicidade mundial. Fonte daqui.

O Festival premia uma série de peças publicitárias separadas em categorias incluindo film, outdoor, cyber e outras, mas eu, como boa designer da área gráfica, só fiquei de olho em Press. E qual não foi a minha surpresa ao ver que nós, brasucas, levamos o Grand Prix (premiação máxima) este ano com uma belíssima campanha pop da AlmapBBDO para o lançamento da revista Billboard?

A campanha pegou um conceito básico da impressão: são as quatro cores (cyan, magenta, yellow e black, o vulgo CMYK) que fazem as impressões que vemos em revistas, jornais e outros e aplicou isso ao tema da revista, mostrando do que é feita a música de cada cantor. Ou seja, Lady Gaga, por exemplo, é “composta” de Madonna, Queen, David Bowie e Cyndi Lauper. Perfeito, não?

À direita, o detalhe dos "pontos", que nada mais são do que as referências.

Amy tem um quê de Sid Vicious.

A melhor sacadinha foi esta do Bono, que tem em sua composição um toque de Madre Teresa. ;)

Aqui você confere não só essas como as outras peças em maior tamanho. Peças essas que não ficaram só na mídia impressa. O conceito foi expandido para totens interativos onde a pessoa tira uma foto de si mesma e pode montar sua própria composição, montando o mosaico das influências de que ela é feita.

2 comments Write a comment

  1. Pingback: Tipografia Musical para a Billboard

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.