O Frankenstein de Danny Boyle em cartaz no UCI

Vez ou outra, algo muito legal vem para Curitiba. O acontecimento da vez foi a transmissão da peça Frankenstein, de 2011, em duas sessões do UCI no Shopping Estação.

Confesso que só fiquei sabendo da existência da peça pelo acaso de acompanhar notícias sobre  Benedict Cumberbatch, que estrela as duas versões da peça.

Duas versões da peça?

Sim.

frankenstein

Danny Boyle foi tão maravilhoso em sua direção que fez BenedictJonny Lee Miller (que é ninguém menos do que o Sherlock Holmes de Elementary! ah, as ironias dessa vida…) alternarem seus papéis nas noites em que a peça ficou em cartaz. Então, se em uma noite Benedict era a criatura, na outra, ele encarnava Victor Frankenstein e vice-versa.

A versão que assisti traz Benedict Cumberbatch no papel da criatura. Para as fãs do ator, há um burburinho imenso a respeito da nudez dele nesta versão. E por mais que eu tenha perdido alguns bons minutos analisando a anatomia do ator no início da peça, confesso que fiquei realmente impressionada foi com o teatro.

A estrutura do National Theatre, em Londres, brinca com elementos de luz, fogo, chuva e até mesmo uma locomotiva, que invade o palco giratório, sendo capaz de nos levar de uma casa em chamas para o topo de uma montanha, sem abusar do óbvio. É um delírio visual.

A história deposita uma carga emocional muito grande na criatura. Seus sentimentos vão sendo construídos de uma forma tão intensa que o final é quase sufocante, de tanto que ele sente, sofre, e demonstra isso tudo.

E Benedict é realmente capaz de qualquer coisa, inclusive, até de nos fazer esquecer que está ali, visto que a maquiagem é extremamente caprichosa em transformá-lo na criatura medonha a que todos temem.

A versão alternativa, com Benedict fazendo o papel de Victor estará em cartaz somente no dia 07 de Junho (domingo), às 15h30. Ingressos ainda disponíveis aqui.

1 comment Write a comment

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 – Os 10 posts mais acessados do ano

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.