O livro de ABRIL: A Esperança

Pra quem chegou agora, eu contei aqui que a quantidade de livros de 2011 foi vergonhosa! Para mudar isso, em 2012 decidi ler pelo menos 1 livro por mês. Veja os livros anteriores aqui.

a esperanca jogos vorazes roccoTítulo: A Esperança
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas: 421
Onde comprar: Walmart

O MOTIVO DO LIVRO

Como eu expliquei no post anterior dessa série, não tinha jeito. O segundo livro tem um corte brutal para o terceiro, e quando você se apaixona por um personagem, como aconteceu com minha relação com o loirinho Peeta, não dava pra pensar em pegar outro livro que não fosse o conclusivo.

Vou tentar evitar o máximo possível de spoilers, mas mesmo assim, se você quer evitar os detalhes cruciais do último livro, sugiro que você vá lê-lo primeiro e depois volte aqui para discutir comigo.

A HISTÓRIA

Katniss é uma personagem guerreira. Mesmo sem se dar conta, ela sobreviveu com louvor à duas arenas cruéis. O que ela não esperava é que algo muito maior estava à espera dela e o que é mais importante: na dependência dela. Sua rebeldia contra a opressão da Capital inspirou os outros distritos a finalmente se levantarem e lutarem por sua liberdade. E é justamente essa luta épica contra a Capital que acontece neste último episódio da saga.

Mais do que física, a luta se torna psicológica e acontece dentro da cabeça de Katniss. Vale a pena arriscar sua família, que com muito esforço conseguiu sobreviver e ficar junta? E afinal de contas, seu destino é ao lado de Peeta, com quem compartilhou todo o sofrimento e o horror nas arenas ou de Gale, com quem compartilhou a mesma luta pela sobrevivência desde sempre?

peeta josh katniss jennifer gale liam vanity fairO ensaio tendencioso da Vanity Fair. Desculpa Peeta, como resistir ao noivo da Miley?

A Esperança é um livro de nome muito lindo, mas que se revela desde o início, muito sombrio e brutal. Há momentos em que você se pergunta se há limites para a crueldade da autora, que expõe aos limites os personagens enquanto levanta questões morais de uma forma que te faz refletir sobre tudo ao seu redor.

Como toda conclusão de uma saga épica, sacrifícios terão que ser feitos e existe uma corrida contra o tempo que te faz entrar no mesmo ritmo de desespero da personagem principal para encontrar uma saída (que muitas vezes parece nem existir).

Morri de chorar lendo a terceira e final parte desse livro e entrei numa espécie de transe, entorpecida por um longo tempo após terminá-lo, pensando que muitas vezes não existe mesmo um final feliz, mas sim, a força para seguir em frente, mesmo depois de uma tragédia sem precedentes. Claro que salvas as proporções, é muito fácil se identificar.

É um livro amargo, mas necessário, como um remédio. E talvez seja esse o motivo pelo qual é justamente nele que você poderá encontrar aquilo que o primeiro filme declara como a única coisa mais poderosa do que o medo: a esperança.

EXTRAS

A saga chega ao fim, mas o que não termina jamais são os desdobramentos causados por Jogos Vorazes. Uma pequena parcela disso está no Etsy (já falei dele aqui), onde artistas talentosos se inspiraram na série para criar vários apetrechos para quem terminou de ler e já se sente órfão do universo criado por Suzanne Collins. Reuni alguns dos meus favoritos:

hunger games goodies from etsy

1. Broche de tordo. 2. Capa de iPhone rústica com o tordo.
3. Caneca da série pintada a mão. 4. Camiseta com nomes dos personagens.

MÊS QUE VEM (no caso, Maio! Estamos chegando lá! hehe)

Com o fim de Jogos Vorazes, tive que começar outra trilogia para acalmar os ânimos. Por coincidência (ou não), ela também se passa em um futuro pós-apocalíptico e também conta com uma protagonista mulher. Alguém arrisca um palpite?

4 comments Write a comment

  1. To doida pra ler essa trilogia! Pena que tenho muito livro em casa sem nem ter aberto ainda, prometi que não ia comprar mais, só quando eu terminar tudo.
    Aliás, a próxima trilogia é feios/perfeitos/especiais?!

    bjbjb

  2. é muuuito bom o livro, acabei de terminar A esperança
    e fiquei com essa mesma sensação entorpecida depois de quase morrer de chorar pelos personagens que foram sacrificados que eu ja havia me apegado desde o segundo livro
    nao ha como mesmo nao babar por esse lindoooooo do irmao do thor( e no começo da historia queria que a katniss ficasse com o gale)mas acho que o peeta e mais perfeito pra ela no final das contas..gale querido to aqui viu U.u :P

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.