O segundo livro de OUTUBRO: Divergente

Pra quem chegou agora, eu contei aqui que a quantidade de livros de 2011 foi vergonhosa! Para mudar isso, em 2012 decidi ler pelo menos 1 livro por mês. Veja os livros anteriores aqui.

livro divergente rocco O segundo livro de OUTUBRO: Divergente

Título: Divergente
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco
Páginas: 502
Onde comprar: Livraria Cultura

O MOTIVO DO LIVRO

Como eu comentei no post do livro anterior, acabei mesmo devorando esse livro antes do final do mês. Já ouvi teses de que quando o livro é bom, você demora a ler para ir saboreando a história aos poucos, mas com esse aqui foi impossível ir devagar. A indicação foi mais uma vez da amiga Mari, que tem um faro incrível para livros que farão sucesso!

A HISTÓRIA

Divergente é um livro young adult, um gênero que tem crescido com uma imensa velocidade depois do sucesso de Jogos Vorazes. Os livros, inclusive, têm vários elementos similares (protagonistas mulheres, se passam em um futuro distópico e possuem algum tipo de controle totalitário – embora nesse livro esse controle seja abordado de uma forma a parecer pacífica), o que torna fácil gostar dele, se você, é claro, gostou de Jogos Vorazes.

A história é narrada em primeira pessoa pela protagonista Beatrice Prior. Com apenas 16 anos, ela vive em uma das facções existente no futuro distópico, a Abnegação, e precisa escolher se irá permanecer nela ou se irá escolher alguma outra das quatro facções existentes para viver pelo resto da vida.

E é justamente isso que norteia o livro. Chicago foi dividida em cinco facções, cada uma para combater algum mal da humanidade que eles julgavam ser responsáveis pela ruína humana:

  • Os que culparam a covardia criaram a Audácia
  • Os que culparam a ignorância se tornaram a Erudição
  • Os que culparam o egoísmo fizeram a Abnegação
  • Os que culparam a agressão formaram a Amizade
  • E os que culparam a duplicidade fizeram a Franqueza.

Nesse ponto do livro, é impossível não lembrar de Harry Potter e suas casas. Com a diferença de que aqui não é um chapéu seletor que diz para onde você vai, aqui a escolha é sua. Antes do ritual de escolha, Beatrice passa por um teste de aptidão e descobre que tem tendência a ir para mais de uma facção. Isso faz dela um ser diferente e perigoso, uma divergente.

Ela guarda isso consigo e faz sua escolha como manda o figurino. A partir daí, passa pelo processo de iniciação, que não é tão fácil quanto aparenta. Aqueles que falham durante o processo tornam-se sem-facção, uma espécie de mendigo à total margem da sociedade. É durante o período de iniciação que Tris (como ela passa a se chamar) se descobre e percebe que tudo aquilo que ela tinha como certo (os ideais das facções, sua própria família), não eram bem aquilo que aparentavam ser.

divergente autora verso O segundo livro de OUTUBRO: Divergente

A autora tem exatamente a minha idade e já é autora de um best seller. Deprimente ou motivador?

A narrativa do livro flui naturalmente. A autora escreve bem e sem delongas cria uma história muito bem argumentada. As surpresas a cada final de capítulo também ajudam no impulso para devorar o livro até a sua derradeira conclusão, que na verdade, é apenas o início da história, visto que se trata de uma trilogia.

O segundo livro, Insurgente, ainda não tem previsão de lançamento por aqui. O terceiro livro (ainda sem nome, embora alguns fãs brinquem com a hipótese dele se chamar Detergente, rs!), foi recém-terminado pela autora e não deve sair antes do ano que vem (em inglês), o que é suficiente pra tirar do sério muita gente louca pra saber o que o destino reserva para Beatrice.

EXTRAS

A indústria cinematográfica que não é nem um pouco boba, já comprou os direitos para produzir a adaptação do livro para as telonas. A Summit (sim, a mesma de Jogos Vorazes) definiu paraMarço de 2014 o lançamento do filme (na gringa, por aqui ainda não há previsão). O roteiro ficará por conta de Evan Daugherty (Branca de Neve e o Caçador – quem aí já viu pra dizer se é bom?) e a direção será de Neil Burger (O Ilusionista).

shailene woodley O segundo livro de OUTUBRO: Divergente

Beatrice será interpretada por Shailene Woodley (Os Descendentes) e fica a dúvida de qual ator fará “Quatro“, o par romântico de Tris no livro, embora vários nomes já tenham sido cogitados.

MÊS QUE VEM

Já é novembro e eu ainda não peguei um novo livro pra ler! Mas na hora de escrever esse post decidi que desencalharia algum dos livros parados aqui em casa e o escolhido foi…

o livro do sensacional O segundo livro de OUTUBRO: Divergente

O Livro do Sensacional! Um livro incrível com pequenas coisas que tornam a vida, bem, sensacional, rs. Antes do final do mês venho aqui contar mais sobre ele. ;)

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.