Síndrome de Rachel Berry

rachel berry glee gold star

A velha história da estrelinha dourada…

Quando eu era pequena, a coisa mais legal da escola era tirar dez naquelas atividades mais bobas do mundo e ganhar uma estrelinha seguida de um elogio da professora. Pode parecer coisa de CDF, mas não era, já que não tinha nada a ver com o desejo de aprender (que só surgiu depois), mas sim com o fato de gostar de ser elogiada.

Depois de crescida, esse sentimento se manteve e se adaptou às várias formas de reconhecimento que foram aparecendo: os elogios do namorado, os e-mails dos chefes e a enxurrada de outras formas de aprovação que a Internet nos apresentou, como os depoimentos, as indicações do Likedin, entre outros. Parece um discurso bem egotrip até aqui, mas, honestamente, quem é que não gosta disso?

Eis que me apareceu esses dias um estudo divulgado pela Superinteressante mostrando que eu não estou sozinha nessa: pesquisadores pediram a um grupo de estudantes universitários que avaliassem o quanto eles gostavam de uma série de atividades numa escala de 1 a 5. Os resultados indicaram que os voluntários da pesquisa preferem muito mais uma massagem na autoestima (como receber um elogio ou uma avaliação positiva) do que outras atividades como comer sua comida preferida, fazer sexo, sair para beber, receber o salário do mês e até mesmo encontrar um melhor amigo. (!)

Por mais chocante que pareça, se você analisar a fundo vai ver que não há nada de errado em gostar de ser elogiado. Eu cresci gostando de ver as coisas sendo feitas da melhor maneira possível e receber um feedback positivo em forma de elogio é uma boa forma de saber que você não é medíocre e está no caminho certo.

Porém, o estudo também alerta para aqueles casos dos desesperados por confete: pessoas que desejam elogios e atenção, diferente daquelas que apenas gostam de receber elogios. Felizmente, por mais que eu adore o perfeccionismo e seja sempre a “crica” do grupo, ainda não é o meu caso.

5 comments Write a comment

  1. que bizarroo, eu ia fazer um post assim!!!
    e nem tinha visto este estudo…eu lembrei da palestra da @julima sobre “ganhar uma estrelinha”
    E é a verdade né..
    rs
    beijus

  2. aaah eu tb adoro ser elogiada..quem nao gosta?!

    agora mais do q sair e encontrar amigos.. e outras atividades é viagem hahah

  3. Que legal isso cara, gostei mt!
    Gosto de receber elogios, mais ser paparicada demais, ou ter no seu pé os famosos puxa-saco isso cansa. Gosto do sentimental mais natural o possível!
    bjss

  4. Pois é, realmente, quem não gosta de ganhar um elogio, saber que realmente fez algo bom… Eu mesma adoro, o ego agradeçe e nos dé inspiração pra continuar!
    Beijos

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.