ENCERRADO – Sorteio de um livro “Uma Chama Entre as Cinzas”.

No ano passado, o Zuckerberg convidou todo mundo pra ler e deu certo. Este ano, a Emma Watson fez o mesmo e começou um grupo de leitura feminista.

Do meu jeitinho, resolvi fazer também a minha parte por aqui, não só recomendando os livros que lerei ao longo do ano, como também, dando um livro pra vocês, pra ninguém vir com desculpinha barata no final do ano.

Na verdade, não estou fazendo isso sozinha, a Verus Editora cedeu um livro maravilhoso que eu vou sortear já, que é pra galera aproveitar o carnaval para começar qualquer que seja o seu desafio de leitura deste ano.

capa-livro

Primeiramente, deixe-me apresentar a obra a vocês, pois para mim, ela foi uma grata surpresa. Especialmente por descobrir que ela foi o primeiro livro da autora, Sabaa Tahir, de apenas 33 anos. Logo de cara, ela conseguiu o feito de emplacar um best seller do NY Times.

E não sei vocês, mas toda vez que eu leio um livro de estreia tão bom quanto esse, eu me pergunto:

  1. Se começou bem assim, qual o limite para o futuro dessa autora?
  2. Meu Deus, ainda tenho muito o que lapidar naquele livro guardado na gaveta.

Brincadeiras à parte, Uma Chama entre as Cinzas é um livro incrível, o primeiro de uma trilogia em mundo criado pela autora com base nos impérios da Roma antiga.

Pra quem curte book trailer, é só dar o play.

A história é contada por dois pontos de vista diferentes, alternados entre os capítulos. No primeiro deles, conhecemos Laia, uma menina de origem pobre, que mora com os avós e o irmão, a quem ela admira e teme, afinal, ela sabe que ele possui um segredo que pode colocar a família em risco, graças ao sistema autoritário em que vivem.

laia

Quando o irmão é capturado pelos temidos Máscaras (uma espécie de guarda do tipo mais violento), e os avós são mortos, Laia não vê outra escolha a não ser fugir para pedir ajuda para a Resistência, que aparentemente é a chave para o sumiço do irmão.

Já no segundo capítulo, somos apresentados a Elias, um membro de uma família de Elite, que é um soldado na temível escola de Blackiff e está prestes a se formar como um Máscara. Porém, Elias sofre com o fardo que carrega. Diferente dos colegas, ele não aceita estar condenado a um destino de violência e mortes. Por isso, ele tem um plano de deserdar da Academia na noite da sua formatura.

elias

O destino de ambos os personagens se entrelaça quando os adivinhos resolvem intervir e iniciar as terríveis Eliminatórias, uma série de provas para escolher quem será o novo Imperador.

Laia_Elias_Movie_IFlist

O site Iflist traz como favoritos do público os nomes Alia Bhatt como Laia e Brant Daugherty como Elias.

Dizer mais do que isso seria entregar muitos spoilers de uma história cheia de reviravoltas. Cada capítulo termina de uma forma que te deixa boquiaberto e desesperado para ler o próximo, o que torna a leitura extremamente rápida, apesar de ser um livro consideravelmente grande (432 páginas).

Uma das coisas que mais me encantou foi a capacidade da autora de incluir trechos de poesia ao longo da prosa. Todas as associações feitas pelos personagens, bem como a forma com que eles expõem seus sentimentos são feitas por meio de comparações lindíssimas, o que demonstra uma capacidade incrível da autora em construir o universo ao nosso redor e de transferir as emoções dos personagens com uma imparcialidade e delicadeza incríveis.

Author Sabaa Tahir outside the Mountain View Public Library in Mountain View, Calif., Tuesday, Mr. 31, 2015. As foreign news desk editor for the Washington Post, Tahir plunged into the brutality of war and chaos on a nightly basis. The Mountain View resident tapped into those hard-won insights writing "An Ember from the Ashes," a hotly-anticipated new YA novel due out on April 28. With the novel making everyone's must read list and Paramount snapping up the movie rights, "Ember" seems poised to be the next "Hunger Games". (Patrick Tehan/Bay Area News Group)

Sabaa Tahir. Foto daqui. Reparou a nerdice estampada no Macbook? <3

O livro não é recomendado para menores de 14 anos pois contém trechos de violência um pouco acima do normal para essa categoria de jovens adultos. Até por isso, há quem diga que Uma Chama Entre as Cinzas é o próximo Game of Thrones. Acho demais.

Na verdade, tamanha violência foi uma forma que a autora encontrou de expressar sua indignação por aqueles que não possuíam voz, coisa que ela observou enquanto atuou como correspondente estrangeira do Post, lendo histórias sobre crianças soldados da Líbia, refugiados Sudaneses e mulheres Kashmiri que tinham seus maridos e filhos presos pelo exército sem esperança de libertação.

Com sua ficção elaborada, Tahir conseguiu encontrar uma saída à sua maneira para esses problemas e mostrar que há muita gente corajosa no meio de toda essa opressão.

O futuro é promissor para a série. O segundo livro, entitulado “A Torch Against the Night”, está previsto para 30 de Agosto. Os direitos do filme de Uma Chama Entre as Cinzas foram comprados pela Paramount e o roteiro já está sendo escrito.

Ou seja, se o livro fez uma estreia tímida no Brasil, ele tem tudo pra estourar daqui a pouquinho.

Sorteio!

Agora que você já conhece um pouco dessa história incrível e da autora responsável por ela, só resta ler o livro, certo?

Para concorrer, basta seguir dois passos muito simples:

1. Curtir a página da Verus Editora no Facebook. Eles são legais e vão indicar vários livros bacanas pra você ler ao longo do ano, ou seja, nem vai doer.

2. Preencher o formulário abaixo e aguardar.

Vou fazer o sorteio dia 29 de janeiro, via Periscope (me adiciona! @lecamarriot), às 21h e o vencedor vai ser avisado aqui e por e-mail (por isso, preenche direitinho).

Encerrado! Quem levou o livro foi a Mariana Carolina José de Deus. Obrigada a todos que participaram!

E para aqueles que não forem sorteados, é possível encontrar Uma Chama Entre as Cinzas em todas as lojas abaixo:

Saraiva | Cultura | Amazon | Travessa | Livrarias Curitiba | Cia do Livros

Vale também acompanhar a Verus Editora pelo Facebook e pelo Twitter pra acompanhar os lançamentos.

1 comment Write a comment

  1. Participando e torcendo DEMAIS.
    Quero MUITO ler esse livro ♥
    Beijos

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.