Yelp – o que é, como funciona, e o dia em que eu visitei o HQ

Se eu tivesse voltado a blogar antes, certamente já teria escrito sobre o Yelp, meu mais novo xodó.

O que é?

yelp-home

www.yelp.com

Para aqueles que ainda não conhecem, o site foi fundado em 2004 e o seu objetivo principal é ajudar as pessoas a encontrarem lugares ótimos. Não só restaurantes, mas todo tipo de estabelecimento, do dentista à terapeuta.

O Yelp é muito forte no exterior. Aqui em San Francisco, é uma verdadeira LOUCURA. Vários estabelecimentos possuem o selinho do Yelp e qualquer lugar que você busque lá dentro, mesmo o liquor shop da esquina, vai ter milhões de resenhas de usuários, o que é muito útil para te ajudar a entender melhor a atmosfera do lugar, pois as pessoas contam histórias nas resenhas, não apenas deixam dicas.

yelp-sticker-stores

No Brasil, o Yelp já tem comunidades fortes no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Salvador e em Brasília. Ele chegou em Curitiba este ano e eu tive a sorte de participar do nascimento da comunidade de yelpers de lá.

yelp-festa-lancamento-curitiba

Festa de lançamento do Yelp em Curitiba. Foto daqui.

Como funciona?

Basicamente, qualquer um pode acessar o site e procurar por estabelecimentos para ler as resenhas. Para escrever resenhas é preciso ter um usuário e senha. Porém, o Yelp é tão legal justamente por ser muito mais do que isso.

Cada cidade em que o Yelp é oficialmente presente conta com um community manager que busca parcerias com empresas locais e promove eventos mensais para a galera.

lana-cm-curitiba-yelp

A Lana é a CM de Curitiba. Uma linda que agita os melhores eventos!

E aqueles que escrevem mais e melhores resenhas, são convidados a participar do chamado esquadrão Elite, são os VIPs do Yelp, que participam dos melhores eventos, com tudo na faixa.

Corri para virar Elite em Curitiba e posso dizer que a vida de Elite é maravilhosa, já tive a oportunidade de participar de vários eventos e vi que, além de experimentar lugares maravilhosos de graça, você ainda tem a oportunidade de conhecer muita gente legal que também curte conhecer lugares novos.

evento-elite-curitiba-curitidoce-yelp

Evento Elite com o Curitidoce, um tour por diversas docerias de Curitiba.

tour-coxinha-yelp

Tour da coxinha com o Yelp

A visita ao HQ em San Francisco

Graças a essa proximidade com o Yelp no Brasil, eu tive a oportunidade de conhecer o escritório aqui em San Francisco.

yelp-office-san-francisco

yelp-leca-visita

A empresa ocupa 14 andares de um prédio histórico no centro da cidade. Já na recepção, meu queixou caiu e eu não conseguia parar de pensar “mas é só um site”. Tolinha.

entrada-yelp

O Yelp emprega inúmeras pessoas que fazem o negócio crescer vendendo anúncios no site. Na parede, fotos engraçadas dos melhores vendedores. No prédio, comida por todo lado. Cafeteria, cozinha, geladeira, snacks, o lugar é um paraíso para quem gosta de comer.

cozinha-yelp

coffee-at-yelp

Outra coisa bacana são as bandeiras dos países onde o Yelp está presente. A cada país que eles inauguram, rola uma cerimônia e mais uma bandeira é erguida.

bandeira-brasil-yelp-san-francisco

Um painel feito durante um hackaton gera cartões postais das resenhas sendo escritas em tempo real no site.

hackaton-yelp-painel

Foi uma visita breve, mas muito divertida, que serviu para me mostrar que é possível rodar um negócio de sucesso em um ambiente descontraído.

E, claro, sendo Elite, ainda ganhei mimos ao final da visita. E esse é mais um fator que adoro sobre o Yelp: a forma como eles lidam com a marca.

yelp-office-sf

yelp-branding-merchandising

O merchandising é divertido, colorido e dá vontade de colecionar tudo o que eles produzem. Acreditem se quiser, um óculos do Yelp já serviu para que eu puxasse papo com uma gringa em uma palestra aqui. hehe

Por fim, para acompanhar as resenhas dos lugares que estou visitando em San Francisco, é só me adicionar por lá.

See You On Yelp!

Para ver mais posts sobre a aventura em San Francisco, clique aqui.

Para me ajudar a escolher o próximo tema sobre Francisco, vote aqui.

4 comments Write a comment

  1. Mas que negócio sensacional! <3
    Eu tinha visto um estilo parecido no Trip Advisor, mas pra começo de conversa aqui é feio. O Yelp parece bem mais convidativo. Me aguarde!

  2. Sua lindaaaaaaaa… O que o yelp junta ninguém separa (hahaha boa essa né)…volta logo vem pros eventos se divertir com a gente hahaha. Brincadeira aproveita tudooo ai e curta muito! Beijos

  3. Pingback: Cinco cafés para conhecer em San Francisco

  4. Pingback: Reflexões da geração atual com Master of None

Deixe uma resposta

Required fields are marked *.